Santo André, * *

Sindserv e SE definem mesa de negociação com reuniões mensais para debater demandas dos Educadores
 Confira os desdobramentos e as respostas sobre as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 16/04/2024

Imagem de Sindserv e SE definem mesa de negociação com reuniões mensais para debater demandas dos Educadores

Diretoras do Sindserv Santo André se reúnem com a nova Secretária de Educação Érica Aparecida Ferreira da Silva

As diretoras do Sindserv Santo André, as professoras Daisy Dias, Mirvane Dias e Gabriela Mousse, se reuniram nesta terça-feira, dia (16), com a nova Secretária de Educação Érica Aparecida Ferreira da Silva. O encontro aconteceu na sede da SE.

Na avaliação das sindicalistas, a reunião com a Secretária foi positiva e avançou na realização de uma mesa permanente de negociação com reuniões mensais, que iniciarão a partir de maio. 

O objetivo dessa reunião mensal é debater e resolver as inúmeras demandas e problemas enfrentados pelos professores e todos os profissionais da educação da rede municipal. 

Na gestão do ex-secretário, Almir Cicote, as demandas e problemas da Educação pioraram devido à falta de diálogo para resolução dos problemas.


Confira a seguir os desdobramentos e as respostas sobre as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação:

Reunião Mensal

O Sindserv Santo André e a SE realizarão todo mês, a partir de maio, reunião para levar as demandas dos profissionais da Educação.

Ficha de Pontuação

O Sindicato relatou inúmeros problemas narrados pelos docentes. A SE disse que em maio já apresentara ao Sindicato uma proposta com os critérios para a ficha de 2024 para discussão e construção coletiva. O Sindserv convocará uma assembleia  com os professores para ouvir as suas sugestões. A intenção é que dessa vez a Ficha seja mais humanizada, acatando questões jurídicas, e justa para todos e todas.

 Mestrado e Doutorado

A SE disse que ainda não saiu normativa e o jurídico da PMSA está analisando a legislação. A nova secretária também falou que irá verificar o andamento jurídico para ter mais conhecimento. Também informou que pretende agilizar uma normativa que garanta o direito ao afastamento do trabalho para quem estiver fazendo pós-graduações stricto sensu nos programas de mestrado e doutorado.

Comissão de Pesquisa

O Sindserv Santo André solicitou à SE que a Comissão que autoriza as pesquisas de mestrado e doutorado na Educação tenha a participação de dois professores doutores e/ou doutoras da rede. O objetivo é que possam discutir a autorização das pesquisas na rede.  O Sindicato relatou que a atual Comissão está negando pesquisas interessantes que poderiam ser implementadas pela PMSA para melhorar a educação pública na cidade de Santo André.

Redução da Jornada de Trabalho

O Sindserv Santo André debateu a importância da redução da jornada de trabalho para os AIEs (Agentes de Inclusão Educacional), Merendeiras e Lactaristas. Sobre os AIEs, a Secretaria de Inovação disse que fará um estudo de impacto financeiro e a Secretaria de Educação informou que está fazendo um estudo semelhante para avaliar quantos AIEs são necessários, bem como a realização de um novo concurso público.

A SE disse ao Sindicato que é favorável à carga horária de 6 horas. O Sindserv está acompanhando esse processo para garantir a efetiva redução dessa carga horária.

AIEs e estagiários

O Sindicato também solicitou à SE a importância de fazer uma formação com os novos 104 estagiários que iniciarão o trabalho a partir de maio.  27 AIEs passaram no concurso público, mas somente 21 compareceram para realização de exames admissionais.

Também foram chamados 69 professores (entre eles de Educação Física e de Artes). A nova secretária informou que está fazendo estudos de quantas crianças têm na rede, anunciou que fará um mapeamento sobre os problemas e se comprometeu em encaminhar para o Sindicato.

Falta de profissionais para inclusão

A SE também disse que, brevemente, apresentará um mapeamento sobre os problemas da falta de inclusão das crianças com deficiência nas unidades escolares da rede.  Após esse levantamento, o Sindicato fará uma reunião com o grupo de pais e mães servidores com filhos PCDs para debater soluções.

 Materiais de trabalho

A Secretaria de Educação disse ao Sindicato que já foi providenciou a compra emergencial de materiais pedagógicos e de trabalho (fraldas, lenços umedecidos, papel sulfite e outros). Essa compra só aconteceu após denúncia do Sindicato e repercussão nas redes sociais do protesto dos educadores que denunciaram as condições precárias de trabalho. A SE informou que se as empresas não entregarem serão multadas.

FLEX

Sobre a demanda das professoras e professores flex, a SE informou que serão chamados após a organização da rede. Esse ano houve um grande número de requerimentos de docentes que pediram acomodação. Após a entrada de mais professores, onde estiver faltando, as flex serão acionadas. Os que estão na flex continuarão. Só haverá mudança quando for publicada uma nova normativa.

Educação Física

As professoras e professores de EF vão ter formações específicas. A SE, no entanto, não informou como será  esse formato e quando iniciará. O Sindserv Santo André sugeriu que essa formação seja feita com os professores da rede, mestres e doutores, para compartilhar trocas de conhecimento com os colegas.

Troca de horários para RPS

Sobre essa demanda relacionada à troca de horário dos professores para fazer RPS em outros locais, a SE informou que todos os casos nos quais os professores relataram problemas de mudança de local, que eram longe, as pessoas foram realocadas. Essa formação acontece uma vez por mês. Essa troca foi solicitada pelos parceiros. Qualquer problema, a professora e professor pode entrar em contato direto com a SE.

RPS online

Permanece conforme está no Acordo Coletivo de Trabalho:  50% online e 50% presencial. Sobre as unidades municipalizadas que estão ainda no presencial, a partir de maio, na mesa de negociação entre o Sindicato e a SE será debatida uma resolução para resolver essa situação.

RPS do Sindicato nas unidades escolares

O Sindicato fará um calendário de horários das visitas às unidades escolares que será enviado para a SE. Nessas reuniões presenciais, as diretoras da Educação do Sindicato conversam com os educadores e professores sobre as demandas da educação, da escola e do Acordo Coletivo.

RSUE

As reuniões continuarão. O Sindicato vai encaminhar o projeto do RSUE (Representantes Sindicais por Unidades Escolares) para a nova Secretaria de Educação. As diretoras do Sindicato, as professoras Daisy, Mirvane e Gabriela, falaram à secretária Erica da importância de as escolas elegerem  um Representante Sindical Escolar para participar das reuniões bimestrais do Sindicato (online e presencial).




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal