Santo André, * *

Dia de luto no Sindserv e no movimento PCD: Morreu a ativista, Graziela Buffone
Uma notícia triste que surpreendeu e causou profundo pesar em toda Diretoria, colegas de trabalho e ativistas da causa das pessoas com deficiência.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 13/04/2024

Imagem de Dia de luto no Sindserv e no movimento PCD: Morreu a ativista, Graziela Buffone

card-homenagem Grazi

É com profundo pesar que a Diretoria do Sindserv Santo André tomou conhecimento neste sábado, dia (13), do falecimento da querida companheira, Graziella Buffone, advogada especialista PCD (Pessoas com Deficiência) e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdef) de santo André.

Segundo informações da família, Graziella foi encontrada caída no chão da sua casa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi ao local, mas infelizmente constatou o seu óbito. Ela tinha um tumor no cérebro desde criança que precisou operar parte dele na infância, mas tinha outro maior que ficou. Ainda segundo os familiares, em razão do local ser muito vascularizado os médicos a aconselharam a não operar. No entanto, a causa do falecimento ainda não foi constatada.  

A morte da jovem lutadora, Grazi, como era carinhosamente chamada, que faleceu aos 41 anos, deixou o Sindicato e os ativistas da luta das pessoas com deficiência bastante consternados.

Grazi foi convidada pelo Sindserv Santo André para palestrar no Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA, realizado na sede do Sindicato no dia 23 de março. A ativista defendeu a importância da inclusão e reforçou: “não é apenas inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, precisa adequá-la”. Também participou do ato da Campanha Salarial do dia 2 de abril.

Outro momento inesquecível com a querida companheira foi no ato do Sindicato em conjunto com o movimento social TEAtivismo, que reuniu mães e pais atípicos de filhos com autismo e pessoas com deficiência no último domingo, dia 7 de abril, no Paço Municipal.



A mobilização chamou atenção sobre o descaso da Prefeitura de Santo André que não tem política de inclusão para as crianças autistas e com deficiência nas unidades escolares e também alertou sobre a falta de profissionais da Educação para atender a demanda. Hoje, os educadores estão trabalhando com equipes reduzidas nas escolas e sem condições de trabalho, fatos que aumentam o desgaste emocional e o adoecimento. 

Grazi, ao lado dos dirigentes do Sindserv Santo André, fez uma fala no dia 7 de abril que mostra o sentimento das famílias de Santo André . “Todos os dias atendo pais desesperados no meu escritório porque seus filhos não têm inclusão e nem acesso a terapias. A gente não quer camiseta e algodão doce, a gente quer inclusão de verdade na cidade de São André", frisou a ativista.

Grazi partiu no mês mundial de conscientização sobre o autismo e sempre transformou suas palavras em ações. Ela deixa um legado de muita garra, coragem, determinação e inspiração enaltecendo que somente a luta coletiva irá garantir o cumprimento das legislações e a implementação de políticas públicas em defesa de respeito, valorização e inclusão de verdade para todas as pessoas com deficiência.

O Sindserv Santo André vai seguir esse legado, companheira Grazi! O Sindicato manifesta condolências aos pais, amigos, amigas da saudosa Graziella Buffone e a todos e todas que sempre a amaram. O velório e sepultamento acontecerá neste domingo, dia (14), das 8h às 11h, no Cemitério Curuçá. 

GRAZI, PRESENTE!
HOJE E SEMPRE!
Direção do Sindserv Santo André

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal