Santo André, * *

Domingo tem ato do Sindserv Santo André e do TEAtivismo em defesa dos direitos dos autistas
A manifestação acontecerá a partir das 8h30, no Paço Municipal. 

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 04/04/2024

Imagem de Domingo tem ato do Sindserv Santo André e do TEAtivismo em defesa dos direitos dos autistas

Como parte das ações do mês de conscientização mundial do Autismo, o "Abril Azul", o Sindserv Santo André e o movimento social TEAtivismo (que reúne mães e pais atípicos de filhos com autismo e pessoas com deficiência - PCD) realizarão no próximo domingo, dia 7 de abril, uma manifestação pacífica e apartidária, a partir das 8h30, no Paço Municipal. 

O objetivo é chamar atenção do governo municipal e legislativo pela implementação de políticas públicas que garantam educação inclusiva, saúde e esporte para as crianças autistas e PCD, por respeito e valorização para os profissionais da Educação.
Carolina Aparecida diretora do Sindserv Santo André - crédito Valdir Lopes

A diretora do Sindserv Santo André, Carolina Aparecida, que coordena o Grupo do Sindicato de Pais, Mães e/ou Responsáveis com Deficiência, explica que a situação é preocupante em Santo André.

 "Se existe projeto de inclusão está deficitário. Não temos a inclusão das crianças PCD nas unidades escolares. Isso se deve à falta de profissionais capacitados da área da Educação que precisam de treinamento para acolher essas crianças. Defendemos a abertura de concurso público e a valorização dos profissionais de Educação da nossa rede para atender essa demanda. Para que fato tenhamos uma cidade inclusiva temos que capacitar os profissionais de todas as áreas", frisa a sindicalista.


Paula Munhoz fundadora da TEAtivismo  - crédito Valdir Lopes

Paula Munhoz, fundadora da ONG Teativismo e mãe atípica de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), acrescenta que a situação é alarmante das crianças com deficiência na rede de ensino municipal.

"Dados da Secretaria de Educação mostram que 1.258 alunos têm TEA e 757 possuem deficiências e altas habilidades nas escolas municipais de Santo André. No entanto, temos mais 1.800 crianças que ainda serão diagnosticadas. Temos uma escassez de recursos para atendimento das crianças PCDs, e precisamos urgente da ampliação de projetos com atenção especial nas áreas de Educação, na Saúde e no Esporte", completa a ativista.

Redução da Jornada de trabalho

Durval Ludovico Silva Representante Legal do Sindserv Santo André - crédito Valdir Lopes

Outra pauta importante que será destaque na manifestação é o direito à redução da jornada de trabalho, sem redução no salário, para os pais e mães servidores com filhos PCDs.

"Essa pauta faz parte da nossa Campanha Salarial. Estamos conversando com a Administração Municipal que sinalizou que realizará estudos para viabilizar o cumprimento da legislação federal que garante jornada especial para o servidor com cônjuge, filho ou dependente com deficiência", explica Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André.

Participe da Manifestação
7 de abril (domingo)
A partir das 8h30
Paço Municipal -Pça. IV Centenário S/N, Santo André

 

 

 



 

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal