Santo André, * *

Educação de qualidade se faz com profissionais valorizados e com condições de trabalho
Leia nota do Sindserv Santo André sobre a mobilização do Sindicato realizada no 1º Congresso da Educação, que aconteceu no Ginásio Dell’Antonia. 

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 18/03/2024

Imagem de Educação de qualidade se faz com profissionais valorizados e com condições de trabalho

Foto: Mídia Consulte

Como parte da agenda de lutas em defesa das pautas dos professores e profissionais da Educação, o Sindserv Santo André realizou uma mobilização na última sexta-feira, dia (15), durante o 1º Congresso da Educação, que aconteceu no Ginásio Dell’Antonia. 

A ação do Sindserv chamou atenção para que as demandas dos profissionais da Educação sejam de fato respeitadas, cumpridas e atendidas pela Secretaria Municipal de Educação. 

Os trabalhadores e trabalhadoras da Educação estão adoecendo devido às condições precárias de trabalho e ao sucateamento nas unidades escolares.

Nossos cartazes exibidos durante a entrada e dentro do Ginásio Dell’Antonia cobraram do prefeito Paulo Serra e do Secretário de Educação, Almir Cicote, a importância de valorizar de fato os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, atendendo as seguintes demandas urgentes: 

por uma formação permanente,
pelo cumprimento da Lei do 1/3 da jornada de trabalho, 
por abertura de Concurso Público para gestão das escolas municipais, 
pela realização de ações que combatam a violência e o assédio nas escolas, 
respeito à liberdade de cátedra, 
pelo cumprimento da Lei do Acordo Coletivo de Trabalho da RPS (Reunião Pedagógica Semanal) e ROT (Reunião de Organização de Trabalho) online na rede municipal e que não haja mudança no formato na entrega dos atestados médicos. 

O Sindserv Santo André tem alertado e denunciado esses inúmeros problemas, como também tem cobrado o cumprimento dessas demandas da Secretaria de Educação, mas até o momento não obteve uma solução efetiva para essa realidade vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras da Educação. 

Essa situação de revolta da categoria se agravou após a realização de uma reunião com as equipes gestoras das unidades escolares, na qual a Secretaria de Educação informou a mudança no formato da entrega de atestados médicos, ou seja, não serão mais entregues por meio do site da Prefeitura, mas presencialmente. Isso é um desrespeito com o trabalhador e trabalhadora que está enfermo*. 
Importante destacar que ainda não saiu nenhum decreto sobre a entrega dos atestados. O Sindicato cobrou uma resposta oficial da Prefeitura, reforçando que essa medida não seja implementada*.

Manifestação democrática e luta coletiva

A maioria dos profissionais da Educação que esteve no Ginásio Dell’Antonia, na última sexta-feira, se manifestou de forma democrática com apitaços e vaias durante as falas do prefeito e do secretário de Educação. Isso é reflexo do descontentamento da categoria com esses problemas relatados pelo Sindicato no dia a dia nas unidades escolares.

Educação de qualidade, que lutamos todos os dias, se faz com respeito, reconhecimento, valorização, condições de trabalho, formações adequadas e com diálogo permanente com os professores e profissionais da Educação. Em defesa dos servidores, o Sindserv Santo André continuará fazendo a conscientização de classe e a luta coletiva.

Fortaleça quem luta junto com você!
Diretoria do Sindserv Santo André




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal