Santo André, * *

Sindserv Santo André apoia campanha contra assédio no Carnaval
O Sindicato participa das campanhas de enfrentamento a todos os tipos de assédio no serviço público.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv, com informações da Agência Brasil
Publicação: 09/02/2024

Imagem de Sindserv Santo André apoia campanha contra assédio no Carnaval

card-CNJ

O carnaval vai começar neste sábado, (10) e duas campanhas importantes ganham destaque nas redes sociais, visando combater o assédio durante os dias de festa. A primeira é a do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a outra é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Dados do Disque 100, mostram que em 2023, das 430 mil denúncias recebidas, 228 mil eram referentes à violência contra crianças e adolescentes, com 1,3 milhão de violações de direitos humanos. O número de denúncias aumentou em 45% se comparado à 2022. 

A campanha do governo enfatiza a importância do respeito e do consentimento nas interações sociais durante o Carnaval. O cantor e compositor Saulo Fernandes é o embaixador da campanha federal.

No jingle da ação, em ritmo de pagode baiano, o artista convoca os foliões para ingressarem no Bloco do Disque 100 e denunciar possíveis casos de violações de direitos humanos. “Se você souber de qualquer violação de direitos humanos, denuncie. Disque 100?.


#BlocoDoRespeito

Já a campanha do  Conselho Nacional de Justiça  "#BlocodoRespeito" tem como mote o movimento "Não é Não!", que busca enfatizar a importância da igualdade e do respeito aos direitos de todas as pessoas, independentemente de origem, gênero ou orientação sexual. 

Até o dia 17 de fevereiro, o CNJ, ao lado de tribunais de justiça estaduais e superiores, intensificará uma mobilização digital com postagens destacando as frases: “Respeito, Diversidade e Inclusão, com esse trio a diversão está garantida”. 

Canais de Denúncia

Em caso de denúncias, os foliões poderão entrar em contato pelo Telegram e  WhatsApp (61) 99611-0100, ou pelo Disque 180, específico para casos de violência contra a mulher, e o 153 da GCM (Guarda Civil Municipal). As chamadas são gratuitas e de forma confidencial para que foliões possam reportar qualquer forma de assédio ou violência durante as festividades. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia.

Iniciativas do Sindicato

O Sindserv Santo André participa das campanhas de enfrentamento a todos os tipos de assédio no serviço público. 

O Sindicato criou a Comissão de Combate ao Assédio na PMSA e autarquias, que apoia o cumprimento da Lei 10.283 de 2020, que proíbe a contratação de agressores de mulheres em cargos públicos no município de Santo André, e a ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT),  primeiro tratado internacional a formalizar o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio.

Assine nosso manifesto: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddhIq2mYcGby4ii7bt0BMrwJk1rvZhB8iOCZAU15xLnAjqXQ/viewform




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal