Santo André, * *

Dia mundial visa conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa
Os tipos de violência mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 15/06/2022

Imagem de Dia mundial visa conscientizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa

card: Mídia Consulte

Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006.

O principal objetivo  é criar uma consciência mundial, política e social da existência da violência contra a pessoa idosa e a importância de denunciar as agressões sofridas.

Os tipos de violência mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono. Geralmente, os maiores agressores são familiares próximos, como filhos/as e netos/as e, na maioria dos casos, a violência é praticada dentro da casa da pessoa idosa.

O Estatuto do Idoso, conquistado na gestão de Lula, tipifica como prática criminosa expor o idoso/idosa ao perigo e praticar abuso físico e psicológico. 

"Assim, incorre na conduta do artigo 99 da Lei 10.741/2003, aquele que submeter o idoso a condições desumanas ou degradantes ou privá-lo de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado por lei a fazê-lo. Do mesmo modo, incorrerá no delito aquele que sujeitar o idoso a trabalho excessivo ou inadequado, independentemente da obrigação legal que tenha para com o indivíduo", cita a lei.

"As denúncias podem ser feitas no Disque 100, na Delegacia de Polícia, nos Conselhos de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, no Ministério Público e na Defensoria Pública. Não ignore ou subestime os casos. Denuncie e proteja as pessoas idosas!", informa o diretor do Sindserv Santo André, Francisco Dantas, membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Santo André.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal