Santo André, * *

Em defesa da reposição da inflação, servidores de Santo André farão paralisação nesta quinta-feira (31)
A adesão à greve em defesa da reposição integral da inflação nos salários está forte nos locais de trabalho. Sindicato convoca servidores para ato, a partir das 14h, no Paço Municipal.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 30/03/2022

Imagem de Em defesa da reposição da inflação, servidores de Santo André farão paralisação nesta quinta-feira (31)

Servidores participam de Assembleia do Sindserv Santo André: Foto: Dino Santos

Os servidores públicos de Santo André anunciam paralisação nesta quinta-feira, 31 de março. A adesão à greve em defesa da reposição integral da inflação nos salários está forte nos locais de trabalho.

O movimento é organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André (Sindserv Santo André) que está convocando trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores, autarquias e departamentos da Prefeitura.

O Sindicato protocolou, no dia 24 de março, ofício de paralisação na Prefeitura ao prefeito Paulo Serra e ao Secretário de Administração, Almir Cicote. 

Também nesta quinta-feira (31/3), às 14h, o Sindserv está convocando todos os servidores e servidoras para irem ao Paço Municipal a partir das 14h para realização de um grande ato e passeata. Na programação desta quinta-feira, o Sindicato fará uso da Tribuna Livre, na Câmara Municipal, para falar do movimento paredista dos trabalhadores. 

Reabertura das negociações com Paço

Os servidores irão parar em protesto à falta de respeito do governo Paulo Serra que rompeu com a mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato e encaminhou o Projeto de Lei Complementar 10/22 que prevê o reajuste salarial abaixo da inflação e parcelado em duas vezes: 3% em maio e 4% em setembro. Esse PLC foi aprovado em duas votações pela maioria dos vereadores na Câmara Municipal, sem diálogo com o Sindicato e trabalhadores, e deve entrar em vigor em maio.

O Sindicato explica que esse índice de 7% não cobre as perdas salariais acumuladas pela categoria ao longo do período da data-base dos trabalhadores, ampliando a perda do poder de compra. A entidade sindical reivindica a retomada das negociações com a Administração Municipal, para que seja negociada uma contraproposta salarial que contemple no mínimo a reposição inflacionária dos últimos dois anos.

Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), solicitado pelo Sindserv, mostra que a defasagem inflacionária nos salários dos servidores andreenses acumula 18,44%, e é referente à data-base da categoria, de maio de 2020 a maio de 2022.

Reajuste de até 14% de Serra é mentira

 “O prefeito disse à imprensa que o nosso reajuste será de até 14%, mas isso é mentira! Ele englobou um pequeno reajuste na cesta básica, que não incorpora ao salário, (que só entrará em vigor em setembro) e não contempla todos os servidores. Os aposentados ficarão de fora e são os que mais precisam. Não estamos pedindo aumento real, mas a reposição integral da inflação”, explicou a diretora do Sindserv Santo André, a professora Daisy Dias.


Greve é direito constitucional

O aviso de paralisação está amparado na Lei Federal nº 7.783 de 28 de junho de 1989, que assegura o exercício de greve/paralisação no serviço público.

“É assegurado o direito de trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”, trecho do artigo primeiro da Lei Federal no documento assinado pelo Representante Legal Durval Ludovico Silva. 

O Sindicato também pede à Administração que não seja feita nenhuma retaliação aos trabalhadores que exercerem seu direito legítimo de paralisação.


 Servidores de Santo André param no dia 31 de março em defesa da reposição integral da inflação




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal