Santo André, * *

"Tenha fé e esperança essa pandemia vai passar, se cuide", alerta Marta Baptista
A Técnica de Enfermagem é a entrevistada do mês do Estopim Entrevista

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 23/04/2021

Imagem de

Marta recebendo a primeira dose da coronavac - foto: arquivo pessoal

Com a finalidade de prestar uma homenagem aos servidores e servidoras andreenses, que constroem diariamente a história da nossa cidade, o Estopim contará neste espaço relatos inspiradores de lutas e vida. A nossa entrevistada do mês é a Técnica de Enfermagem, Marta Baptista, diretora do Sindserv Santo André, que completará 41 anos de FAISA (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) em agosto. Ela mora há 50 anos em São Bernardo do Campo e dedicou sua vida à Saúde em Santo André.
Corinthiana de coração e trabalhando na linha de frente no combate ao novo coronavírus, Marta conta sobre a profissão, as conquistas ao longo da carreira e a importância da vacinação neste momento grave da pandemia de COVID-19 no país. Uma das qualidades que aprecia no ser humano: a sinceridade, odeia falsidade. 

 Confira:

Estopim Entrevista: Conte-nos sobre sua trajetória no serviço público andreense.
Marta Baptista: Em 16 de agosto desse ano completo 41 anos de FAISA (Fundação de Assistência à Infância de Santo André), uma entidade filantrópica localizada na Alameda Vieira de Carvalho, no bairro Santa Terezinha- Santo André, que era custeada pelo Lions Clube e pela Prefeitura. Sou formada em  enfermagem e fiz duas pós-graduações em Saúde Coletiva e Docência.  
Hoje trabalho como técnica de Enfermagem na UPA Jardim Santo André.  Estopim: Quais momentos te marcaram durante sua vida profissional dedicados a ajudar as pessoas?
Marta: Lembro que quando fiz 10 anos de FAISA foi feita uma festa para mim na Prefeitura. Recebi uma homenagem em que o Dr. Emílio (então diretor da entidade) falou um pouco sobre a minha trajetória e me homenageou com uma medalha (foto), a qual guardo com muito carinho e orgulho. Erámos muito respeitados, lembro com saudades. 

Estopim: O que motivou sua  participação no movimento sindical?
Marta: Ajudar as pessoas. Esta é a segunda vez que participo do Sindicato. Minha prima, Lígia, foi uma das fundadoras do Sindserv, hoje está aposentada. Uma conquista marcante foi o direito ao descanso de duas horas no plantão. Antes tínhamos que ficar acordados a noite inteira e esse direito foi conquistado por meio de muita luta e diálogo permanente com  Dr Homero, então Secretário de Saúde (1997/2000) na gestão do prefeito Celso Daniel (PT). Hoje temos lutado para manter esse descanso, porque ameaçam tirá-lo.

Estopim: O que precisamos avançar em direitos para os profissionais da saúde? 
Marta: Uma das lutas é a redução da jornada de trabalho para 30 horas e o reconhecimento da profissão de auxiliar de enfermagem para técnico de enfermagem. Muitos trabalham como técnico, mas ainda estão como auxiliar.

Estopim: Estamos na pior fase da pandemia de COVID-19. Nesses 41 anos de profissão, você já    vivenciou algo semelhante?
Marta: Nunca. Nem na época da epidemia de meningite. Hoje perdemos muitos colegas de trabalho para esse terrível vírus. Perdi uma colega na UPA Bangu, muito triste. 

Estopim: O que você sente mais falta antes da pandemia?
Marta:  Gosto de viajar e dançar. Antes desta pandemia estava  sempre junto com minhas amigas, nas folgas sempre tínhamos algum programa.

Estopim: Você foi uma das profissionais da saúde vacinada. Qual sua mensagem para essas pessoas que não acreditam que a COVID-19 mata?
Marta: Foi uma glória ser vacinada. Estou disposta, sigo mantendo todos os cuidados e realizo honradamente a minha profissão, aqui na UPA Jardim Santo André. Onde trabalho tem baile funk e vejo que muitos jovens não acreditam que a COVID-19 mata, é difícil. É sério ver uma pessoa sem condições de respirar, você fica com vontade de respirar pela pessoa. Tenha  fé e esperança. Essa pandemia irá passar, se cuide!




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal