Santo André, * *

Sindserv Santo André cobra respostas da Secretaria de Educação sobre condições de trabalho dos educadores
O Sindicato aguarda por parte da Secretaria de Educação abertura de diálogo permanente para construção de soluções

Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 05/02/2021

Imagem de Sindserv Santo André cobra respostas da Secretaria de Educação sobre condições de trabalho dos educadores

O Sindserv Santo André protocolou nesta sexta-feira (5) documento à Secretaria Municipal de Educação, no qual pede em caráter de urgência” respostas aos problemas enfrentados pelos educadores na rede municipal de ensino público na cidade.

O Sindicato está preocupado com a volta às aulas presenciais, anunciada para 1º de março, diante da pandemia de COVID-19  que continua elevada no país, e sem vacinação para comunidade escolar e população.

Outro problema é a qualificação do ensino remoto dos educadores (as) e dos estudantes da rede.

No documento à SE, o Sindicato informa que diversos educadores (as) não estão tendo nenhum suporte de aparelhos tecnológicos.

“100% dos professores andreenses estão na atividade remota desde o ano passado e muitos estão lecionando usando sua própria internet, seus celulares pessoais já não comportam as demandas escolares; por outro lado as famílias têm dificuldades de acesso à internet. Os professores reivindicam a urgência em qualificar as estratégias de trabalho remoto para a garantia da aprendizagem, mesmo à distância. A Secretaria não abriu diálogo com os profissionais de Educação”, disse a diretora do Sindserv Santo André, a professora Mirvane Dias.

O Sindicato aguarda por parte da Secretaria de Educação abertura de diálogo permanente para construção de soluções, pois são os educadores de modo geral que estarão na linha de frente do trabalho. 

O Sindserv aguarda respostas da Secretaria de Educação para os seguintes problemas:


•    O Chip oferecido pela Prefeitura aos(as)  estudantes e professores (as) está informando que o acesso à internet está sem crédito disponível e que isso só acontecerá a partir de 13 de fevereiro, sendo que as aulas remotas iniciam em 08 de fevereiro.

•    Os professores continuam usando seus próprios aparelhos de celular, que a partir da chegada do chip exige que seja um celular para dois chips, já que a pessoa tem o direito em ter o seu próprio chip pessoal. Quando será entregue esses aparelhos para que a educação remota neste momento seja realizada com a devida estrutura?

•   O Kit Merenda continuará sendo entregue para os(as) estudantes que estiverem em casa? Inclusive os da EJA que em grande parte estão no grupo de risco?

•    A plataforma S.A Virtual continuará sendo utilizada em 2021?

•    Como ficarão o trabalho dos(as) ADI’s? Eles terão acesso às plataformas juntamente com os professores(as)? Na questão sanitária, as luvas mais do que nunca serão utilizadas neste momento. Serão fornecidas pela Secretaria? 

•    Gostaríamos de ter acesso às pesquisas que vocês estão fazendo, sobre a quantidade de funcionários(as) que temos na educação (professores(as), ADI, equipe de limpeza, merenda, etc), levando em consideração os grupos de riscos e demais casos que permanecerão afastados.

•    Sobre as adequações dos prédios escolares para o retorno gradativo presencial, como estão estas obras e reparos?  (Banheiro, janelas, bebedouros, espaços internos coletivos, etc). 

•    Com relação às possíveis gravações de aula dos professores(as), isso têm gerado uma série de questionamentos e preocupações com relação ao direito de imagem bem como o resguardo de suas próprias imagens. Como está o encaminhamento disto?

•    Sobre a garantia da Lei 9693, de 8 de junho de 2015, sobre autorização de afastamento para formação de servidores em Pós-Graduação (Stricto Sensu), os professores estão recebendo negativa para o cumprimento da mesma em novas solicitações.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA - 23 de março de 2024 - Fotos: Valdir Lopes