Santo André, * *

2º Congresso Paulista de Saúde Pública da região metropolitana acontece em outubro
Atividade acontece nos dias 26 e 27 de outubro, na UFABC

Por: Vanessa Barboza, Redação Sindserv Santo André
Publicação: 26/09/2019

Imagem de 2º Congresso Paulista de Saúde Pública da região metropolitana acontece em outubro

Com o tema “Saúde em tempos de crise: para além da resistência!”  será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, o  2º Congresso Regional da Associação Paulista de Saúde Pública da Região Metropolitana de São Paulo, promovido pela Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento é aberto a toda sociedade civil.

Entre os temas o Congresso discutirá os temas em quatro eixos: 1º Os trabalhadores e a conformação de Redes de Saúde: reconhecimento e problematização dos cenários e processos da produção do cuidado em saúde, identificando as condições limitantes e suas superações e atuações de proteção da saúde.  2º Sofrimento, vulnerabilidades e o direito: as perspectivas do sofrimento e do direito à vida e saúde em populações em condições de vulnerabilidade. Estimular a reflexão crítica e conceitual a respeito dos Direitos Sociais, isto é, suas bases histórico-sociais e políticas, problematizando suas conquistas e lutas para as garantias. 3º Vigilância, controle e territórios: chamar para o debate o papel político-social das vigilâncias em saúde (saúde do trabalhador, segurança alimentar, epidemiológica e ambiental) no atual momento de mudanças nos direitos trabalhistas, flexibilização no uso de agrotóxicos, precariedade de moradias, potencialização de endemias, entre outros e os riscos na saúde da população e seus territórios.

Por fim o quarto eixo: Comunicação e transformação: a função da mídia: questionar o papel da mídia e sua influência como agente de transformação social no campo da saúde pública. Neste contexto, estão incluídos os trabalhos que exploram os diversos canais e meios midiáticos através de seus impactos na comunicação considerando a perspectiva de quem produz e recebe a informação em relação à saúde pública.

Pré-congresso

No dia 25 de outubro, das 9h às 17h, na  Faculdade de Mauá (Fama),  será realizada a atividade "Tecendo Redes de Atenção: Estratégias de cuidados em Saúde Mental", que tem como objetivo trazer os Relatos de experiência e vivências do cotidiano na saúde, fortalecer a escuta e os aspectos que nos motivam a querer serviços de saúde com qualidade e gratuidade. Nos últimos anos tivemos mudanças  significativas na saúde pública e esse espaço proporcionará a reflexão do tema.  

2º Congresso Paulista de Saúde Pública

Data: 26 e 27 de outubro 

Horário: das 8h as 17h

Local: Universidade Federal do ABC - UFABC

Av. dos Estados, 5001 - Bangú - Santo André - SP

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Ato Público do Dia 02 de Abril de 2024 em frente ao Paço Municipal