Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 29/01/2026
Foto: Daisy, diretora do Sindserv Santo André, prefeito Gilvan, Durval, Representante Legal, e secretária de Administração e Finanças, Fernanda Sakaragui - Foto: Comunicação PSA
Uma importante vitória para todos os servidores e servidoras
andreenses. O prefeito Gilvan Ferreira confirmou, em reunião
realizada na quarta-feira, dia (28), com o Representante Legal do
Sindserv Santo André, Durval Ludovico, e com a diretora da
entidade, Daisy Dias, que a Prefeitura retomará o pagamento do
biênio e da licença-prêmio, direitos adquiridos dos
servidores públicos, que foram congelados por uma lei complementar
do governo federal da época, durante o período da pandemia de
COVID-19, em 2020.
A secretária de Administração e Finanças, Fernanda Sakaragui,
também acompanhou a reunião, realizada no Paço
Municipal. “Santo André vai sair na frente em
respeito ao servidor público e vamos incorporar o biênio”, afirmou
o prefeito em vídeo divulgado pelo Sindicato em suas redes
sociais.
A decisão é resultado do parecer jurídico elaborado pelo Sindserv Santo André e encaminhado à Prefeitura no último dia 16 de janeiro. O documento ressalta que o município atende aos requisitos previstos no artigo 8º-A da Lei Complementar nº 173/2020, incluído pela Lei Complementar nº 226/2026, que autoriza a retomada da contagem do tempo de serviço e o pagamento dos direitos suspensos durante a pandemia.
“O Sindserv Santo André, seguindo orientação jurídica, requer a regulamentação administrativa da matéria, o que permitirá a solução consensual e administrativa de eventuais controvérsias, evitando a judicialização desnecessária e fortalecendo princípios como eficiência, economicidade, segurança jurídica e valorização do servidor público”, cita trecho do parecer do Sindicato.
Durante a reunião, o prefeito informou à diretora do Sindserv que os pagamentos referentes aos meses de janeiro e fevereiro, serão efetuados a partir do dia 27 de fevereiro. A lei federal também determina o pagamento de forma retroativa. Sobre esse ponto, o prefeito afirmou "será feito um estudo com agilidade para atender os servidores públicos".
LUTA PELO CUMPRIMENTO
A recente lei federal que trata do descongelamento dos biênios e da licença-prêmio (Lei Complementar nº 226/2026), sancionada pelo presidente Lula em janeiro e de autoria da deputada federal, professora Luciene Cavalcante (PSOL), representa uma grande vitória em defesa da valorização de todos os servidores e servidoras públicos que não pararam de trabalhar durante a pandemia de COVID-19.
Para o Sindserv Santo André, essa conquista só foi possível graças à participação e à mobilização de cada servidora e servidor que atendeu aos chamados do Sindicato, fortalecendo as ações e contribuindo para sensibilizar deputados e senadores durante o processo de aprovação da lei. A norma determina o descongelamento automático dos 583 dias e autoriza a contagem desse período para o pagamento retroativo dos direitos suspensos durante a pandemia, como os biênios e a licença-prêmio.
Essa mobilização coletiva ganhou destaque nacional, com o apoio da deputada Luciene e das entidades representativas dos servidores públicos, como a Fetam-SP (Federação dos Trabalhadores nas Administrações e no Serviço Público Municipal do Estado de São Paulo) e a Confetam-CUT (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, ligada à CUT).
“A luta coletiva vale a pena. Atuamos de forma responsável e, por meio do diálogo, conquistamos o cumprimento da lei federal para todos os servidores de Santo André. Temos muito o que conquistar e avançar. Nossa luta em defesa da valorização de todas as servidoras e servidores é contínua”, destacam Durval Ludovico, Representante Legal, e Daisy Dias, diretora financeira do Sindserv Santo André.
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima